O que é um datalogger?
Um datalogger é um equipamento que faz o uso de um sensor para medir a temperatura e/ou a umidade de um ambiente específico.
A medição é feita de maneira automática e em intervalos de tempo pré-programados, não sendo necessário o manuseio humano após a configuração do aparelho. Ele também é responsável por registrar e armazenar em sua memória interna todos os dados obtidos.
Um datalogger pode ser útil em diversos ramos, desde nas indústrias alimentícia, farmacêutica e agropecuária, até em transportes, estufas, escolas e faculdades. Independente do ramo no qual o aparelho for utilizado, a sua importância como um objeto de controle é alta.
Benefícios do uso de um datalogger
O uso do equipamento carrega consigo diversas vantagens, as quais garantem o controle e a qualidade do produto que estará sob o uso do datalogger.
Entre alguns dos principais benefícios, estão:
redução de falhas humanas: diminuindo as inspeções manuais feitas por humanos, se torna possível diminuir falhas, perdas e economizar tempo; dados precisos: o aparelho fornece dados que são precisos e muito confiáveis; notificações em tempo real: é possível receber alertas em dispositivos caso haja alguma mudança nos dados de temperatura e/ou umidade, fazendo o controle em tempo real; cumprimento de regulamentações: o uso do equipamento é um grande aliado do cumprimento de regulamentações em setores como o do meio ambiente e o alimentício, por exemplo. A importância do controle da temperatura no mercado de flores
Segundo o estudo do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria, cerca de 40% das flores cultivadas no Brasil acabam sendo perdidas durante o seu transporte. O manuseio incorreto das flores, bem como condições inadequadas de transporte e de conservação, são os fatores responsáveis pela perda, a grande oscilação da temperatura sendo o pior deles.
Além de ser um ato de desperdício que vai contra os princípios sustentáveis, a perda de parte da colheita também significa um grande prejuízo para os produtores, os quais acabam com uma margem de lucro bastante reduzida.
Por isso, as boas práticas e cuidados durante a conservação e, principalmente, o transporte de flores é essencial, a começar pelo ponto principal: o controle da temperatura.
Controle no transporte e armazenamento de flores
No setor do meio ambiente, se encaixa a conservação e o transporte de flores. O uso do datalogger é não apenas uma opção viável como, também, muito indicada para este mercado.
É durante o transporte de flores que a carga pode sofrer diversos impactos negativos e ser danificada caso não haja a manutenção e o cuidado corretos. Entre alguns dos danos que podem ser causados, estão:
o escurecimento de pétalas; surgimento de marcas d’água em pétalas; morte de pétalas e folhas. Uma vez que tais danos surgem, toda a planta pode acabar sendo perdida, significando prejuízo para o produtor.
O cuidado com a temperatura
A principal causadora dos danos em flores é a temperatura no ambiente de transporte. Quando se leva em consideração que o Brasil é um país que sofre constantemente com a oscilação dos graus ao longo do dia, a atenção sobre estes números deve ser redobrada.
Cada espécie de flor possui características próprias, portanto, a temperatura ideal de transporte pode variar. Geralmente, costuma ser entre 1º e 7° C, e é necessário saber a temperatura exata para evitar danos e fazer o planejamento correto ao transportar diferentes espécies de forma conjunta.
Ao fazer o uso de um datalogger, se torna possível verificar constantemente a temperatura e a umidade durante o transporte das flores, evitando qualquer problema na carga que está sendo transportada.